POLÍTICA

Números de pesquisa com alunos surpreendem

Pesquisa de opinião realizada pelos alunos do curso Gestor Jr. ouviu 549 alunos de 20 escolas estaduais

Publicado em 25/09/2010 às 00:27Atualizado em 20/12/2022 às 04:09
Compartilhar

Pesquisa de opinião realizada pelos alunos do curso Gestor Jr., mantido pelo Centro Social Encantos Dominicanos, ouviu 549 alunos de 20 escolas estaduais de Uberaba. O perfil delineado revela que 40% dos adolescentes não sabem que profissão seguir e, ainda, 23% nunca leram um livro. O Jornal da Manhã repercutiu os índices aferidos focando a educação e o mercado de trabalho.

Dados coletados na primeira semana de julho apontam que 41% dos entrevistados externaram o desejo de sair de Uberaba quando atingir a maioridade. Alegação vislumbra melhores oportunidades de trabalho, vontade de estudar fora e conhecer outros lugares. Apenas 8% declararam não gostar da cidade.

O vereador e professor Carlos Godoy (PTB), que preside a Comissão de Educação e Cultura da CMU, afirma ser inegável o avanço da educação com o advento tecnológico. “Entretanto, as escolas não estão conseguindo preparar o jovem para o mercado de trabalho.” Ele defende amplo e sério diálogo com a sociedade para repensar e atualizar o modelo de ensino.

Com 34 anos de magistério, Renato Muniz Barretto começou a carreira alfabetizando adultos, passando pelo ensino fundamental, médio e universitário. Ante a informação de que 23% dos entrevistados nunca leram um livro, ele diz não enxergar o índice como alienação. Pondera que o meio eletrônico também propicia o desenvolvimento da leitura. Sua preocupação reside na percepção do jovem em relação ao próprio corpo, a sociedade, a política, etc.

Os que desejam sair em busca de oportunidades podem, em verdade, estar em busca de melhores salários, citando pesquisa do IBGE focando Uberaba e Uberlândia. “Muitos não querem se submeter ao salário mínimo”, analisou.

Falta de oportunidade também consta na opinião do presidente da Aciu, Karim Abud Mauad. “O jovem é impedido de trabalhar devido à Legislação vigente e, portanto, fica sem estímulo, envolvido em jogos eletrônicos”, analisou.

Decorre a partir de então a necessidade de concretizar os grandes investimentos, como o gasoduto e alcoolduto, que, na opinião de Karim, são capazes de modificar essa realidade.

A pesquisa feita pelo curso Gestor Jr. foi divulgada pelo Rotary Club Portal do Cerrado, do qual Karim Mauad e Godoy são participantes. Os dados aferidos irão nortear ações específicas junto ao público entrevistado.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por