POLÍTICA

Números de pesquisa com alunos surpreendem

Pesquisa de opinião realizada pelos alunos do curso Gestor Jr. ouviu 549 alunos de 20 escolas estaduais

Publicado em 25/09/2010 às 00:27Atualizado em 20/12/2022 às 04:09
Compartilhar

Pesquisa de opinião realizada pelos alunos do curso Gestor Jr., mantido pelo Centro Social Encantos Dominicanos, ouviu 549 alunos de 20 escolas estaduais de Uberaba. O perfil delineado revela que 40% dos adolescentes não sabem que profissão seguir e, ainda, 23% nunca leram um livro. O Jornal da Manhã repercutiu os índices aferidos focando a educação e o mercado de trabalho.

Dados coletados na primeira semana de julho apontam que 41% dos entrevistados externaram o desejo de sair de Uberaba quando atingir a maioridade. Alegação vislumbra melhores oportunidades de trabalho, vontade de estudar fora e conhecer outros lugares. Apenas 8% declararam não gostar da cidade.

O vereador e professor Carlos Godoy (PTB), que preside a Comissão de Educação e Cultura da CMU, afirma ser inegável o avanço da educação com o advento tecnológico. “Entretanto, as escolas não estão conseguindo preparar o jovem para o mercado de trabalho.” Ele defende amplo e sério diálogo com a sociedade para repensar e atualizar o modelo de ensino.

Com 34 anos de magistério, Renato Muniz Barretto começou a carreira alfabetizando adultos, passando pelo ensino fundamental, médio e universitário. Ante a informação de que 23% dos entrevistados nunca leram um livro, ele diz não enxergar o índice como alienação. Pondera que o meio eletrônico também propicia o desenvolvimento da leitura. Sua preocupação reside na percepção do jovem em relação ao próprio corpo, a sociedade, a política, etc.

Os que desejam sair em busca de oportunidades podem, em verdade, estar em busca de melhores salários, citando pesquisa do IBGE focando Uberaba e Uberlândia. “Muitos não querem se submeter ao salário mínimo”, analisou.

Falta de oportunidade também consta na opinião do presidente da Aciu, Karim Abud Mauad. “O jovem é impedido de trabalhar devido à Legislação vigente e, portanto, fica sem estímulo, envolvido em jogos eletrônicos”, analisou.

Decorre a partir de então a necessidade de concretizar os grandes investimentos, como o gasoduto e alcoolduto, que, na opinião de Karim, são capazes de modificar essa realidade.

A pesquisa feita pelo curso Gestor Jr. foi divulgada pelo Rotary Club Portal do Cerrado, do qual Karim Mauad e Godoy são participantes. Os dados aferidos irão nortear ações específicas junto ao público entrevistado.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por