(Foto/Divulgação)
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), o Ministério dos Transportes e a Ecovias Minas Goiás realizaram a cerimônia de conclusão da duplicação da BR-050, com a entrega de obra no perímetro urbano de Catalão (GO). Com a entrega, fica oficialmente consolidada a duplicação total dos 436,6 quilômetros do trecho concedido, que vai de Cristalina (GO) a Delta.
De acordo com a ANTT, do início da concessão, em 2019, até o terceiro trimestre de 2025, já foram investidos cerca de R$1,7 bilhão em obras de ampliação de capacidade, recuperação de pavimento e modernização da infraestrutura. A BR-050 é uma das principais rotas logísticas do país, fundamental para o escoamento agrícola e industrial, o transporte de cargas e o desenvolvimento regional no Centro-Oeste e no Triângulo Mineiro.
Apesar do fim da duplicação, em Uberaba a ANTT, juntamente com a concessionária da rodovia, a Eco Minas Goiás, anunciou obras na BR-050 na área urbana do município.
No viaduto próximo ao terreno do antigo clube Cascata estão previstas intervenções a partir de maio de 2026, com previsão de conclusão em outubro do mesmo ano. Já no entroncamento da BR-050 com a BR-262, na região do bairro Jardim Maracanã, as obras devem começar em novembro de 2026.
Além dessas obras, também foi confirmada a construção de passarelas no km 171, nas proximidades do Alfredo Freire, e no km 175, próximo à loja Havan, dois pontos com grande circulação de pedestres na BR-050.