Surge o terceiro vereador interessado em disputar a presidência da Câmara Municipal. É o líder de oposição, Itamar Ribeiro (DEM), que circulou ontem nos bastidores do Legislativo admitindo a possível composição.
Segundo ele, após a divulgação dos nomes de Luiz Dutra (PDT) e Almir Silva (PR) como potenciais candidatos, foi procurado por colegas que sugeriram a candidatura, também lhe delegando apoio previamente.
A disputa pela presidência é um desejo antigo do democrata, que cumpre o quarto mandato. Por duas vezes ele exerceu a vice-presidência e a primeira secretaria.
O vereador afirmou que a experiência de 14 anos lhe permite vislumbrar uma gestão profícua na presidência da Casa. “Tenho o desejo, mas não obsessão. Se os colegas entenderem que represento bom nome, estou à disposição”, finalizou.
Questionado sobre possível interferência do prefeito Anderson Adauto (PMDB) na sucessão da Mesa Diretora, Itamar disse não ter razões para temer.
Segundo ele, o resultado das eleições e a maneira de condução do processo desarticularam a base governista no Legislativo. Disputa pode ficar ainda mais acirrada ante a possibilidade de um quarto vereador se lançar na disputa.
Ao final, conforme afirmou, o processo se afunila, ficando apenas dois candidatos. A julgar pela disposição do oposicionista, a candidatura de Luiz Dutra poderá não reunir a metade dos votos do plenário, honrando o compromisso do “grupo dos sete” quando da eleição de Lourival dos Santos (PCdoB), há dois anos.