Prefeitura de Uberaba retoma nesta segunda-feira (11) a distribuição de pães produzidos pelo Centro de Excelência em Produção de Alimentos (Cepa). Entretanto, os produtos serão fornecidos através do Banco de Alimentos.
O coordenador-geral do Cepa, Manuel Jorge Beltrão de Castro, já comunicou oficialmente a decisão à diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Uberaba (SSPMU). A entidade tinha reivindicado ao secretário de Administração, Rômulo Figueiredo, a compra de pão e suco para atender aos servidores enquanto a produção não fosse retomada pelo Cepa. A sede do órgão teve a estrutura totalmente danificada com a tempestade ocorrida em junho.
Responsável pela produção de 6.500 pães e 3.000 sachês de suco de soja por dia, a maior parte da produção era destinada aos funcionários da PMU. Em resposta ao pedido dos sindicalistas, administração municipal optou por improvisar uma padaria na sede do Banco de Alimentos, localizado no antigo Mercado Distrital. “Em vez de comprar os alimentos de terceiros, estamos adequando a sede do Banco de Alimentos para implantarmos ali a padaria do Cepa”, explica.
Ainda conforme o coordenador do Cepa, todos os servidores têm direito ao alimento. Se alguma repartição não estiver sendo contemplada, ele assegura que é a falta de solicitação por parte da chefia. Segundo o coordenador, basta que o responsável pelo departamento envie um ofício fazendo o pedido e que disponibilize alguém para buscar o alimento diariamente. “O Cepa não tem pessoal para fazer a distribuição”, explica.