Pedidos de registro de candidatura apresentados à Justiça Eleitoral apontam leve crescimento percentual na participação de mulheres e também de pessoas negras entre os postulantes de vagas na Câmara Municipal de Uberaba. Os dados estão disponíveis nas estatísticas disponibilizadas no sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Candidatos por sexo (Crédito/Produção JM)
Em 2020, 32,28% dos pedidos de registro para candidatura a vereador foram do sexo feminino. Já no pleito atual, o percentual subiu para 34,76%. Em valores nominais, as mulheres representam 138 dos 397 postulantes à cadeira de vereador em Uberaba este ano.
Quanto à cor, 11,49% de pedidos de registro de candidatura a vereador em 2020 foram de pessoas negras. Já este ano, o percentual atingiu 16,37% do total de solicitações. Em números, 65 dos postulantes à Câmara Municipal em 2024 se declararam como negros.
Candidato por cor/raça (Crédito/Produção JM)
O sistema da Justiça Eleitoral ainda permite o cruzamento de dados para análise conjunta por gênero e cor. Conforme os dados, houve um crescimento na participação de mulheres negras no atual pleito.
Em 2020, 11,04% das mulheres que entraram com pedido de registro de candidatura eram negras. O percentual é de 15,22% de mulheres negras postulantes à vaga na Câmara Municipal este ano. No caso dos homens negros, o crescimento foi de 11,70% para 16,99%.
De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 455 mil pedidos de candidaturas foram recebidos pela plataforma DivulgaCand, que centraliza os registros em todo o país. Do total, 52% dos candidatos se declararam negros. O percentual é composto pelos candidatos pardos (41%) e pretos (11%). Outros 45% se declararam brancos. Os quilombolas representam 1% das candidaturas e os indígenas 0,5% do total.
Os candidatos homens representam 66% do total de candidaturas e as mulheres fazem parte dos 34% restantes.