POLÍTICA

Partidos iniciam discussão sobre nº de vereadores

Os partidos têm que saber qual será o total de vagas na Câmara Municipal, do qual dependerá o coeficiente eleitoral

Publicado em 05/08/2011 às 01:13Atualizado em 19/12/2022 às 22:58
Compartilhar

Enquanto a Câmara dá os primeiros passos na elaboração do projeto de emenda à Lei Orgânica do Município que definirá o número de cadeiras para a próxima legislatura, os partidos começam a discutir a questão para se organizarem de acordo com o que for estabelecido. A alteração no total de vagas vai depender dos dados finais do Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que deverá sair ainda este mês, sendo que mantida a contagem inicial de 296 mil habitantes, Uberaba passará dos atuais 14 para até 21 vereadores.

Se a população ultrapassar 300 mil pessoas, o número de cadeiras poderá chegar a 23. Os partidos têm que saber qual será o total de vagas, do qual dependerá o coeficiente eleitoral. O PT saiu na frente nessa discussão e reúne sua executiva dia 20 (sábado), a partir de 14h. Único petista com assento no Legislativo, José Severino elogia a iniciativa da agremiação, acrescentando que as estratégias de campanha para a Câmara, ano que vem, serão definidas com base no número de vereadores que poderão ser eleitos.

A exemplo de alguns de seus colegas, Severino é favorável a que o presidente da Casa, Luiz Dutra (PDT), envolva a todos na discussão para a elaboração do projeto. Nesse sentido ele revelou a intenção de enviar um ofício ao pedetista. Em que pese reconhecer que o sistema no Legislativo é presidencialista, entende que a união de todos é importante para estabelecer um número de cadeiras que atenda à comunidade. “Somos os legítimos representantes do povo e temos que defender seus interesses”, prega o petista.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por