(Foto/Divulgação)
A Ecovias Minas Goiás anunciou para dezembro a conclusão da implantação de duas passarelas no trecho urbano da BR-050, em Uberaba. O investimento é de R$5,76 milhões. As estruturas serão instaladas em pontos estratégicos: no km 171, próximo ao bairro Alfredo Freire, e no km 175, em frente à loja Havan – locais de intensa movimentação de pedestres.
Conforme a concessionária da BR-050, as passarelas contarão com estrutura metálica, iluminação, câmeras de monitoramento e rampas de acessibilidade, reforçando a segurança viária e a travessia protegida dos usuários.
De acordo com o diretor superintendente da Ecovias Minas Goiás, Matheus da Silva Pereira Fernandes, a obra é resultado de trabalho conjunto com a Prefeitura e entidades locais. “É um projeto que demandou bastante esforço e estudo, com a participação ativa da Prefeitura e da sociedade civil organizada de Uberaba. Propusemos à ANTT a realocação de passarelas que estavam previstas para outros pontos da rodovia e, tecnicamente, demonstramos que seria mais adequado implantá-las no município de Uberaba”, destacou.
Inicialmente previstas para outras localidades, as passarelas tiveram a localização ajustada após solicitação da concessionária e aprovação da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que autorizou a realocação em aditivo contratual. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União em 19 de agosto.
Desde abril, as estruturas metálicas já vêm sendo fabricadas. Com a autorização, as equipes iniciaram levantamentos topográficos, mobilização do canteiro e preparação para o início das fundações na primeira quinzena de setembro. A obra será executada em três etapas – fundação, blocos e pilares – e içamento das estruturas metálicas.
“A Ecovias Minas Goiás reforça seu compromisso com a segurança viária, os usuários da BR-050 e a comunidade de Uberaba. Durante todo o andamento das obras, a concessionária manterá comunicação transparente sobre cada etapa, informando previamente a necessidade de interdições parciais ou totais da pista, sempre com foco em garantir a segurança e a fluidez do tráfego”, diz nota da concessionária.
A Ecovias Minas Goiás, empresa do Grupo EcoRodovias, é responsável pela administração de 436,6 quilômetros da BR-050, entre Delta (MG) e Cristalina (GO), importante corredor logístico que liga o Distrito Federal a São Paulo, passando por nove municípios de Goiás e Minas Gerais. O contrato de concessão, com duração de 30 anos, prevê R$3 bilhões em investimentos em manutenção, conservação, recuperação de pavimento, duplicação de pistas, implantação de trevos e dispositivos de segurança.