Em voo rasante ontem na Câmara, o deputado Paulo Piau (PMDB) foi apresentar o Planejamento Participativo e Desenvolvimento Integrado
Em voo rasante ontem na Câmara, onde permaneceu por cerca de 20 minutos, o deputado federal Paulo Piau (PMDB) foi apresentar o Planejamento Participativo e Desenvolvimento Integrado, que vem sendo trabalhado desde novembro do ano passado por um grupo pluripartidário.
Consultora, educadora e ex-secretária de Assistência Social do município, Silvana Elias é a responsável pela coordenação do projeto que visa a pensar o futuro para os próximos 20 anos – 2013-2033 – nas áreas de saúde, educação, segurança pública, infraestrutura, esporte, lazer, meio ambiente e desenvolvimento econômico, ou seja, tudo aquilo que diz respeito à vida da comunidade.
“É um esforço que estamos fazendo para contaminar a região, nossa base aliada, para que as pessoas saibam pensar, projetar e planejar e assim chegar mais rápido aos seus objetivos”, aponta Piau, assegurando que esse trabalho não tem qualquer conotação ou atrelamento eleitoral ou objetivo de campanha à sucessão municipal. Segundo o deputado, esta ação é pluripartidária, porque partido é que tem que pensar em políticas públicas, sendo esta a primeira apresentação aberta do projeto, já apelidado de PPDI.
Ao discorrer sobre o PPDI, Silvana Elias ponderou que sua lógica é olhar para o povo, ver o que ele precisa, cabendo ao técnico formatar os projetos para que essas demandas aconteçam, porque o Governo Federal atrela planejamento à liberação de recursos. “O povo precisa saber melhor a força que tem”, afirma a consultora, conclamando a população para participar da elaboração desta proposta. Nesse sentido serão realizadas audiências públicas em Uberaba e nos municípios da região. Um site – ainda em formatação – será disponibilizado para que as pessoas possam interagir e contribuir com suas propostas.