ETENDIMENTO DAS SIGLAS

PDT anuncia acordo e aponta apoio do PT à candidatura de Kalil em Minas Gerais

Publicado em 04/02/2026 às 20:22
Compartilhar
Os presidentes do PDT, Carlos Lupi, e do PT, Edinho Silva, reunidos se reuniram para discutir sucessão nos estados. (Foto/Reprodução)

Os presidentes do PDT, Carlos Lupi, e do PT, Edinho Silva, reunidos se reuniram para discutir sucessão nos estados. (Foto/Reprodução)

O presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, afirmou que o Partido dos Trabalhadores em Minas Gerais (PT-MG) deverá apoiar a candidatura do ex-prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, ao governo do estado. A declaração foi feita nas redes sociais após reunião, nesta quarta-feira (4), com o presidente nacional do PT, Edinho Silva. Segundo Lupi, o entendimento entre as siglas já está fechado e a formalização do acordo deve ocorrer nos próximos dias.

Na publicação, o dirigente pedetista destacou que o encontro também serviu para reafirmar o apoio do PDT à reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Lupi acrescentou que recebeu do comando petista a confirmação de apoio a candidaturas ao governo estadual em três estados: Juliana Brizola, no Rio Grande do Sul; Alexandre Kalil, em Minas Gerais; e Requião Filho, no Paraná. De acordo com ele, após os trâmites internos do PT, a aliança deve avançar oficialmente.

Após a repercussão da postagem, Edinho Silva divulgou nota afirmando que a reunião não teve como finalidade definir palanques eleitorais nos estados. Segundo o presidente do PT, as candidaturas estaduais continuam em debate e serão definidas em conjunto com os diretórios regionais.

Alexandre Kalil já disputou o governo mineiro em 2022, quando teve como vice o então deputado estadual André Quintão (PT). Na ocasião, a chapa foi derrotada pelo atual governador Romeu Zema (Novo), reeleito ainda no primeiro turno.

A presidente estadual do PT em Minas Gerais, deputada Leninha, ainda não se manifestou sobre a possibilidade de apoio formal à candidatura de Kalil.

Sem um nome definido para encabeçar a disputa pelo Palácio Tiradentes e garantir um palanque mineiro ao presidente Lula, o PT tem avaliado diferentes opções nos bastidores. Ao todo, sete nomes já foram mencionados como possíveis candidatos, sem que haja definição oficial até o momento, mesmo com a proximidade do início da campanha, marcado para 16 de agosto.

Entre os cotados mais recentes estão o ex-presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Josué Alencar, filho do ex-vice-presidente José Alencar, e a reitora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Sandra Goulart. Também seguem no radar o senador Rodrigo Pacheco (PSD), que avalia eventual candidatura após migração partidária, além das prefeitas Margarida Salomão (Juiz de Fora) e Marília Campos (Contagem), e do presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Tadeu Martins Franco (MDB).

Marília Campos defendeu que o PT apoie Alexandre Kalil caso Rodrigo Pacheco não entre na disputa pelo governo estadual.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2026Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por