INTERDIÇÃO TOTAL

Ponte sobre o rio Grande em Conceição da Alagoas será interditada nesta quinta-feira (5)

Estrutura foi avaliada ontem pelo Núcleo de Projeto de Obras de Arte Especiais do DER, que recomendou a interdição até que novos pareceres técnicos e intervenções sejam concluídos

Luiz Gustavo Rezende
Publicado em 04/02/2026 às 21:49Atualizado em 04/02/2026 às 22:36
Compartilhar
Equipe do Núcleo de Projeto de Obras de Arte do DER esteve ontem na ponte, fazendo avaliação, e orientou para que haja interdição total. (Foto/Divulgação)

Equipe do Núcleo de Projeto de Obras de Arte do DER esteve ontem na ponte, fazendo avaliação, e orientou para que haja interdição total. (Foto/Divulgação)

A ponte sobre o rio Grande, na AMG-2540, que liga Conceição das Alagoas (MG) e Miguelópolis (SP), será totalmente interditada a partir de 18h de hoje (5), segundo o Corpo de Bombeiros. Na terça-feira (3), o tráfego foi restrito a veículos de até 4 toneladas após trincas serem encontradas em um dos pilares da estrutura. A medida foi anunciada após vistoria técnica do engenheiro Luiz Fernando Figueiredo Freire, do Núcleo de Projeto de Obras de Arte Especiais do DER. Ele recomendou a interdição total do trânsito na ponte e afirmou que, aparentemente, o pilar está sofrendo um fenômeno chamado cisalhamento, provocado pelo excesso de peso.

“Pela inspeção, o indicado é uma interdição total mesmo até que seja feita outra análise mais detalhada e ensaio subaquático, análise do concreto, averiguação de todos os pilares”, cravou. O tráfego através da estrutura permanecerá interditado até que os pareceres técnicos sejam concluídos e as intervenções necessárias sejam concluídas.

O fenômeno de cisalhamento é quando uma força superior provoca o deslocamento e uma espécie de torção no pilar. “Foi feita uma inspeção visual e deu para perceber a patologia bem localizada, aparentemente por excesso de carga e a característica é de ruptura de pilar. Um cisalhamento com fissura, abertura na diagonal que é característica de cisalhamento do pilar, provavelmente provocado por excesso de carga”, afirmou.

Outra questão observada pelo engenheiro foi feita sobre a parte submersa. “A princípio não tem nenhum problema na parte submersa, as fissuras estão concentradas acima do nível da água e próximas do apoio da longarina”, posicionou.

O Corpo de Bombeiros emitiu comunicado recomendando que motoristas busquem rotas alternativas, não transponham bloqueios que serão instalados nas rodovias de acesso. Também foi informado que a interdição permanecerá vigente até a consolidação dos pareceres técnicos e a liberação formal do órgão gestor da via, com definição das intervenções cabíveis.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2026Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por