Tucanos esperam que indecisos migrem para candidatura de Anastasia (PSDB). Vantagem de 13 pontos sobre o adversário Hélio Costa (PMDB), apontado na última pesquisa Ibope, reforça ainda mais expectativa de vitória no primeiro turno. No entanto, os peemedebistas defendem que o momento ainda é de empate técnico.
Para o presidente do PSDB/Uberaba, Luiz Cláudio Campos, o resultado do Ibope consolida e ratifica os números apontados pelos demais institutos. De acordo com ele, todas as pesquisas confirmam a liderança de Anastasia e também o distanciamento de Hélio Costa. “Isso sinaliza para nós uma vitória no dia 3 de outubro”, afirma.
Campos analisa que os eleitores já conheciam Hélio Costa previamente e isto favoreceu a largada do candidato. Entretanto, ele pondera que à medida que se desenvolveram o programa eleitoral e o contato com os apoiadores de Anastasia, como o ex-governador Aécio Neves (PSDB), os indecisos optaram pelo tucano. “Costa já foi candidato outras vezes por Minas. Isso refletiu de forma positiva no primeiro momento. Mas agora os eleitores estão conhecendo o Anastasia e ele cresce no ritmo que o nível de indecisos cai”, pondera.
Já o deputado federal Paulo Piau (PMDB) desacredita os números do Ibope. Segundo ele, é mais seguro basear as análises no resultado do Datafolha e DataTempo, nos quais Hélio e o tucano ainda estão pareados na disputa. “O Ibope sempre teve margem acima. Não sei o motivo e onde aplicava os formulários... Mas quando tem dois confrontando um, prefiro acreditar em dois”, conclui.
Conforme a pesquisa Ibope, Anastasia aparece com 46% das intenções de voto, enquanto Hélio tem 33%. Na pesquisa anterior, eles apareciam com 43 e 34%, respectivamente. O instituto ouviu 2.002 eleitores em 113 municípios de Minas entre os dias 23 e 25 de setembro. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número 31.796/2010.