Pais de alunos aprovam a adoção do Sistema Estruturado de Ensino na rede municipal. A constatação está respaldada em levantamento realizado pelo Instituto ContraPonto
Pais de alunos aprovam a adoção do Sistema Estruturado de Ensino na rede municipal. A constatação está respaldada em levantamento realizado pelo Instituto ContraPonto. A empresa foi contratada por R$10,9 mil para avaliar a metodologia educacional do Colégio Cenecista Dr. José Ferreira, implantada este ano pela Prefeitura de Uberaba. A pesquisa ouviu 917 pais de alunos no ensino infantil e fundamental nas unidades urbanas e rurais.
De acordo com o analista Luciano Julusi, o levantamento utilizou questionários presenciais e ligações telefônicas cujo objetivo principal foi avaliar expectativas e opiniões de pais de alunos. Para ele, o resultado é complexo de ser analisado pelo alto índice de aprovação. “Os dados nos obriga a tornar nossa ótica uma lupa ultrapotente para que possamos enxergar os problemas para serem sanados, mas, para os pais de alunos, não existem problemas de grande relevância para ser solucionados”, afirma, assegurando ainda que as dificuldades foram pontuais e individuais e foram repassadas à parte à Secretaria de Educação e Cultura.
Resultados. O levantamento aponta que 65,1% dos entrevistados colocam que a educação oferecida pela rede municipal está melhor, se comparada com a administração passada. Apenas 28% dos pais afirmaram que o ensino está igual, enquanto 3,8% colocam-na como pior que o governo anterior do então prefeito Marcos Montes (DEM). Os kits de uniforme e de material escolar tiveram aprovação superior a 90% e a merenda escolar, 89%.
Quanto às apostilas, a aceitação é de 95%, sendo que 85% dos pais colocam que material didático está ajudando no desempenho do aluno. Outro ponto avaliado foi a idealização do "Um Computador por Aluno" (UCA), que será ampliado para todas as unidades escolares da rede municipal a partir do ano que vem. O índice de aprovação é de 96%. Entretanto, a pesquisa confirma que pouco mais de 52% dos pais sabem realmente que a nova metodologia adotada está sendo fornecida pelo Colégio Dr. José Ferreira.