POLÍTICA

Plano de ações vai trabalhar negócios tratados no exterior

Prefeito Anderson Adauto (PMDB) e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Carlos Assis, apresentaram ontem à tarde o balanço da missão oficial ao exterior

Daniela Brito
Publicado em 23/06/2011 às 23:16Atualizado em 19/12/2022 às 23:41
Compartilhar

Prefeito Anderson Adauto (PMDB) e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Carlos Assis, apresentaram ontem à tarde o balanço da missão oficial ao exterior realizada entre os dias 30 de maio e 20 de junho. A viagem teve passagem pela China, Cingapura e países da Europa, tendo como objetivo principal a busca de novos investimentos para Uberaba. O município preparou um plano de ações para trabalhar as possibilidades de negócios em função das tratativas realizadas durante a missão oficial ao exterior, revelou o prefeito.

Carlos Assis foi o responsável por detalhar tecnicamente todas as etapas da viagem. Ele falou da visita às duas empresas chinesas que utilizam a recuperação do enxofre a partir do fosfogesso e a BBCA – fabricante de acido cítrico através da cana-de-açúcar. O secretário deu informações sobre o workshop realizado em Cingapura, onde foram feitas negociações para exportação de carne bovina e para a produção de adubo orgânico. Assis ainda detalhou, com entusiasmo, as reuniões realizadas na França e Itália, feitas em conjunto com o empresário Márcio Cecílio, da Mac Móveis, voltadas para o ramo moveleiro. “A partir de todas as reuniões, preparamos um plano de ações para dar andamento às negociações visando a confirmar investimentos para a cidade”, revela.

Para o prefeito, o principal objetivo da viagem visa à implantação da fábrica de cimento. Segundo ele, o município trabalha com a proposta de estabelecer joint venture entre as empresas chinesas Lubei e Sinoma, que se comprometeram a encaminhar o orçamento para instalação da unidade para ser apresentado a possíveis investidores. Segundo AA, duas empresas brasileiras já estão interessadas no empreendimento. Caso seja confirmada a negociação, a produção poderá se iniciar em 2015. “Tudo isso é possível com a chegada do gás em Uberaba”, informa o prefeito. Porém, as tratativas começarão junto à Vale Fertilizantes – detentora de milhões de toneladas de gesso, que é a matéria-prima para a produção do cimento. “Precisamos saber como a Vale irá participar de todo este processo”, comenta.

A administração municipal também aguarda o estudo de viabilidade para instalação da unidade de fabricação de ácido cítrico. No plano de ações, a Prefeitura de Uberaba, em conjunto com o Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (Indi), irá buscar parceiros para viabilizar o empreendimento em Uberaba.

“A partir deste interesse maior, aproveitamos a viagem para realizar outras relações de negócios”, esclarece o prefeito.  Em Cingapura, por exemplo, o empresário do segmento de adubo orgânico se propôs a vir ao país para detalhar a possibilidade de investimento. O município ainda pretende estabelecer contato com a ABCZ para viabilizar a proposta de exportação de carne para a Ásia. O plano de ação propõe intercâmbio com profissionais de designer e até a implantação de uma escola desse ramo em Uberaba.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por