Ainda repercutem as afirmações do prefeito Anderson Adauto (PMDB) sobre a não-valorização do plano de saúde para os servidores públicos municipais
Ainda repercutem as afirmações do prefeito Anderson Adauto (PMDB) sobre a não-valorização do plano de saúde para os servidores municipais. Desta vez, o Sindicato dos Educadores do Município de Uberaba (Sindemu), por meio do presidente Adislau Leite, garante que em momento algum a entidade ignorou a importância da concessão do benefício. “Aliás, durante todas as discussões em que se falou sobre o assunto, os dirigentes sindicais foram unânimes em destacar também que será um ganho para os servidores e para a população, uma vez que, implantado o plano, mais de sete mil vagas no atendimento do SUS estarão disponíveis, pois atualmente seriam agendadas para o funcionalismo municipal”, completa.
Para ele, a proposta pode ser considerada uma conquista, apesar de o município subsidiar apenas a mensalidade para o servidor - que terá de pagar taxas sobre consultas, exames laboratoriais e arcar com o custo para inclusão de dependentes. Ainda conforme o presidente, o que deixou os dirigentes sindicais igualmente “estarrecidos” foi o fato de outras reivindicações ficarem de fora das discussões, como, por exemplo, o aumento do valor do tíquete-alimentação. “Para saciar a sede dos servidores seria necessário um litro d’água, mas nos foi oferecido apenas ‘meio copo’. E, acreditem, não jogaremos fora!”, rebate.
Com relação à mobilização e o baixo comparecimento das categorias em assembleias, conforme disse o prefeito, Adislau Leite assegura que o cenário da Educação é outro. Ele informa que a última assembleia, realizada em fevereiro, contou com 150 participantes. Além disso, 50% da categoria estão filiados ao Sindemu. Com referência à divulgação dos atos realizados pela entidade, o dirigente destaca que os professores da rede municipal, através dos respectivos endereços eletrônicos, assim como todas as unidades escolares, receberam a informação no dia seguinte após a reunião, realizada na quinta-feira da semana passada.