Proposta para a implantação de trem turístico entre Uberaba e Peirópolis foi retomada em requerimento aprovado ontem na Câmara Municipal. Endereçado tanto à prefeita Elisa Araújo (PSD) quanto ao ministro do Turismo, Celso Sabino (União), o documento requer que seja firmada parceria com a empresa responsável pela ferrovia para reativar a linha férrea que conecta ao bairro rural.
Autor do requerimento, o vereador Fernando Mendes (Republicanos) reforçou que a proposta de implantação do trem turístico já foi levantada por outros gestores, mas até o momento não saiu do papel.
O parlamentar defendeu que é o momento de união das lideranças políticas para viabilizar o projeto, que fortalecerá o próprio Geoparque. “São necessárias movimentações para que Uberaba não perca a chancela da Unesco. O que adianta ter chancela e não ter atrativos para os turistas”, disse.
Segundo Mendes, a ligação de trem representaria até mais segurança para os visitantes, que poderiam aproveitar os bares existentes em Peirópolis e não precisariam colocar o carro na estrada. “Se criar a parceria, as pessoas vão de Maria Fumaça e passam o dia em Peirópolis, onde podem tomar um chope, praticar esportes, fazer piquenique e voltar à tarde. Isso enriqueceria o turismo local”, ponderou.
No pronunciamento em plenário, o vereador até apelou aos demais integrantes do Legislativo nas articulações para conseguir viabilizar financeiramente a reativação da linha férrea. “Queria o reforço dos parlamentares dessa Casa para tirar isso de verdade do papel [...] Vamos somar esforços para buscar recursos em Brasília e Belo Horizonte para achar meio de realizar isso aqui”, acrescentou.
O governo municipal já manifestou interesse no projeto de implantação do trem turístico até Peirópolis e, desde 2022, a Prefeitura tenta captar R$1,9 milhão para contratar estudo de viabilidade destinado à implantação de trem turístico. Porém, ainda não houve avanço. A estimativa é que o investimento para reativar o trecho custaria algo em torno de R$100 milhões.
A estação ferroviária de Peirópolis fazia parte da linha Catalão, construída no fim do século 19. O nome foi dado porque a ideia da Mogiana era alcançar a cidade de Catalão, em Goiás, e dali seguir para Belém do Pará, o que nunca aconteceu. Trens de passageiros percorreram o trecho entre Uberaba e Peirópolis até meados da década de 70, quando a estação foi desativada.