Convênio assinado nesta segunda-feira (13) entre a Secretaria Municipal de Saúde e a Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) estenderá atuação de residentes nas unidades básicas de saúde. Além da residência já existente em Medicina e Enfermagem, o projeto permitirá a inclusão de residentes em Psicologia, Fisioterapia, Nutrição, Terapia Ocupacional e outros profissionais para atendimento na Atenção Primária.
O secretário municipal de Saúde, Valdemar Hial, destaca que a parceria será importante tanto para os usuários da rede pública quanto para os futuros profissionais da Saúde. Segundo ele, de um lado, o paciente terá o suporte da universidade e seus conhecimentos científicos, aliado à infraestrutura cada vez mais consistente das unidades de saúde. Em paralelo, os residentes serão formados com experiência no atendimento focado na prevenção e controle. “Esta ação fortalece a Atenção Básica em médio e longo prazo”, destaca.
Conforme o reitor da UFTM, Virmondes Rodrigues Junior, o projeto visa a inserir na pós-graduação lato sensu outras modalidades de residência, além da Medicina. Assim, mais oportunidades são abertas para os residentes construírem e aprofundarem conhecimentos e técnicas de trabalho na Saúde, formando especialistas com visão multiprofissional. “A universidade elaborou esse projeto há dois anos e ficamos agradecidos pelo apoio da secretaria ao longo desse processo”, comemora.
Durante a reunião, representantes do corpo discente adiantaram que os alunos já têm projetos em desenvolvimento para implantação nas comunidades, a fim de aprimorar a assistência aos usuários na rede básica.
Em resposta, o prefeito em exercício Paulo Mesquita encerrou a assinatura lembrando o empenho das lideranças para federalização da faculdade na década de 50 e destacou que o passo dado agora representa mais um momento histórico para a UFTM. “Sinto-me feliz de assinar este convênio”, conclui.