GRAVE

PMU anuncia emergência com o aumento de internações por dengue

Decreto deve criar condições de o município contratar mais leitos, visto que o sorotipo 3 da doença está apresentando situações mais graves e que levam à internação

Gisele Barcelos/Da Redação
Publicado em 27/02/2025 às 22:12
Compartilhar
Aberto desde terça-feira, o CeDengue não conseguiu absorver toda a demanda e as UPAs seguem com superlotação (Foto/Arquivo)

Aberto desde terça-feira, o CeDengue não conseguiu absorver toda a demanda e as UPAs seguem com superlotação (Foto/Arquivo)

Com superlotação de Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) por aumento de pacientes com suspeita de dengue, a Prefeitura decretará situação de emergência em Uberaba. A medida foi antecipada pela Rádio JM no início da manhã de ontem e confirmada depois pela secretária municipal de Saúde, Valdilene Rocha, durante prestação de contas na Câmara Municipal.

Questionada no plenário, a titular da pasta manifestou que o motivo da publicação do decreto de emergência não era o número de notificações de dengue em Uberaba, mas sim devido à circulação do sorotipo três, com risco de casos de maior gravidade, e à observação de aumento de internações. “A evolução da doença mudou e está muito rápida. Os sintomas estão muito parecidos com outras arboviroses”, declarou.

Apesar da abertura do CeDengue na URS Boa Vista esta semana, a secretária ponderou que as UPAs ainda estão com sobrecarga. “Abrimos o CeDengue e está muito cheio. Mesmo assim, não houve muito esvaziamento de pacientes das nossas duas UPAs e elas estão superlotadas”, manifestou.

Durante a vigência da situação emergencial, será possível a compra de mais leitos hospitalares para os pacientes com diagnóstico da doença e, também, a ampliação da ação dos carros de fumacê. A previsão inicial era que o decreto de emergência fosse publicado ontem, mas o ato não foi formalizado na edição do Porta-Voz que entrou circulação na data.

Além de Uberaba, Uberlândia já decretou situação de emergência em decorrência da dengue e, também, da febre chikungunya. Na cidade vizinha, o decreto tem validade de 180 dias e permite medidas emergenciais, como a contratação de profissionais, compra de insumos e entrada forçada em imóveis para eliminar focos do Aedes aegypti.

De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), Uberaba tem 283 casos confirmados de dengue e outros 3.471 casos suspeitos, em análise. Até o momento, há um óbito confirmado na cidade e outros cinco em investigação.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por