O credenciamento de vans escolares para atender os alunos da zona rural foi reaberto pela Prefeitura de Uberaba
O credenciamento de vans escolares para atender os alunos da zona rural foi reaberto pela Prefeitura de Uberaba. O decreto anterior, publicado na edição n.º 854 do Porta-Voz, previa a abertura dos envelopes com as propostas para o dia 7 de fevereiro. Desta vez, a previsão é para serem abertos no dia 29 de março. Durante este período, um aditivo permitiu a prorrogação do contrato dos veículos já credenciados pelo município no ano passado, para dar continuidade na prestação do serviço.
De acordo com a assessoria de imprensa da administração municipal, o prazo foi necessário para corrigir o regulamento anterior que instituiu o sistema de credenciamento das vans para a zona rural.
No decreto publicado esta semana pela Administração municipal, serão credenciados 116 veículos, com previsão de contratar outros seis, ao longo do ano letivo. A exigência é - as vans não podem ter data de fabricação inferior ao ano de 2005, devem ser equipadas com velocímetro, tacógrafo e faixa escolar pintada ou adesivada, em perfeito estado de funcionamento. As exigências são necessárias para os serviços não serem interrompidos.
Além disso, os trajetos serão medidos e os valores pagos somente após conferência da rota. O município pagará os credenciados, o valor de R$ 1,05 por quilômetro rodado. O contrato será de 24 meses a partir da ordem de serviço com possibilidade de ser prorrogado pela PMU.
De acordo com o secretário de Educação, José Vandir, as 116 vans responsáveis pelo transporte escolar na zona rural vão passar por vistoria semestral do Inmetro, sendo verificado o estado de cintos de segurança, pneus e demais condições de circulação. Segundo ele, os veículos vão atender aproximadamente 2.500 alunos.