Prefeitura anunciou no início da noite de ontem a prorrogação do vencimento das guias da Cosip (Contribuição para o Custeio dos Serviços de Iluminação Pública). O prazo para quitação encerraria nessa sexta-feira (29), mas foi estendido para o dia 27 de dezembro. O balanço parcial da arrecadação até a data não foi informado pela Secretaria de Fazenda.
As guias para pagamento da Cosip 2024 foram disponibilizadas no dia 1º de novembro para impressão. Com isso, proprietários de terreno sem construção teriam menos de 30 dias inicialmente para quitação da taxa.
Em nota, a Secretaria da Fazenda posicionou que as guias da Cosip 2024 foram enviadas com antecedência via Correios este ano, mas argumentou que existe a possibilidade de que muitos contribuintes não tenham recebido a correspondência a tempo. Desta forma, a pasta ressaltou que a prorrogação de prazo permitirá que o valor seja quitado sem acréscimos.
Cerca de 18.665 imóveis tiveram o lançamento da Cosip este ano, o que representa um acréscimo de 27% no número de guias lançadas em 2024, em comparação com o ano de 2023. A Secretaria da Fazenda não informou o valor total lançado este ano.
Os carnês da Cosip são emitidos pela Prefeitura somente para terrenos vagos sem ligação de energia elétrica regular, localizados em ruas onde existe iluminação pública. Os demais imóveis pagam a taxa de iluminação com a conta da Cemig.
A cobrança da Cosip não inclui áreas localizadas em condomínios fechados com custeio próprio e bairros sem infraestrutura de iluminação pública.