O término do recenseamento do IBGE no próximo domingo (31) está gerando apreensão na Câmara. Foco é a população oficial do município que pode não superar 300 mil habitantes
O término do recenseamento do IBGE no próximo domingo (31) está gerando apreensão na Câmara de Vereadores. Foco é a população oficial do município que pode não superar 300 mil habitantes, contrariando a expectativa de vários segmentos e também do poder público.
O primeiro-secretário Luiz Dutra (PDT) pediu empenho de toda a população em responder ao questionário. Os moradores não localizados pelos recenseadores devem acionar com urgência o Fala Cidadão da PMU (3318-0800). “Precisamos entrar na faixa dos municípios acima de 300 mil habitantes, consolidando o município como cidade-polo”, destaca. Conforme o vereador, o contingente populacional influencia nos recursos da União destinados ao município e nos repasses do Valor Adicionado Fiscal (VAF) pelo governo do Estado.
Ontem pela manhã ocorreu a última reunião na Secretaria de Governo sobre a finalização do Censo 2010. Participaram representantes do IBGE, PMU, Câmara de Dirigentes Lojistas e Câmara Municipal.
O vereador Carlos Godoy (PDT) representou o Legislativo. Segundo ele, os dirigentes do IBGE afirmaram que os técnicos sinalizaram a possibilidade de chegar a 300 mil habitantes, mas sem ultrapassar este número. “Entretanto, a pesquisa irá confirmar que Uberaba está entre as melhores em qualidade de vida. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é o 4º do Estado, perdendo apenas para as cidades de São Lourenço, Poços de Caldas e Belo Horizonte”, afirmou.
Nos próximos dias, segundo o parlamentar, os coordenadores do recenseamento irão convocar entrevista para explicar as conclusões com mais detalhes.