Fiscais do Departamento de Posturas, com apoio da Guarda Municipal, realizaram na noite de ontem mais uma operação para fiscalizar os bares e restaurantes que colocam mesas e cadeiras nas calçadas. A operação teve início às 18h.
Uma van com os fiscais e duas viaturas da Guarda Municipal realizaram a fiscalização em várias partes da cidade. Um caminhão também acompanhou a operação para transportes das mesas apreendidas e que estariam atrapalhando acessibilidade. O material foi removido ao depósito da Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes Especiais (Settrans).
Até o fechamento desta edição, apenas um estabelecimento teve o mobiliário apreendido. Um bar localizado na esquina das ruas Padre Zeferino e Aristides Barbosa teve cinco mesas levadas. A proprietária Regina Maria Gonçalves, 46 anos, afirmou que tinha autorização formal para colocá-las no local. “Eu falei que tinha autorização, mas mesmo assim levaram as mesas, justificando que atrapalhavam a passagem dos pedestres”, lamenta Regina.
Em outros estabelecimentos nas proximidades, os fiscais orientaram quando à disposição das cadeiras na calçada. De acordo com os donos dos estabelecimentos, eles explicavam que teria que haver espaço para que o pedestre pudesse transitar. A operação está sendo realizada com aval do promotor Carlos Valera, da Promotoria de Meio Ambiente e Consumidor.