Empossada para início de novo mandato a partir desta quarta-feira (1º de janeiro), a prefeita Elisa Araújo (PSD) avança em estudos para reforma administrativa na Prefeitura e pretende transformar a Secretaria de Planejamento em uma pasta com estrutura maior que também englobe a área de Gestão.
Conforme a chefe do Executivo, a proposta é que a nova Secretaria de Planejamento e Gestão faça o monitoramento de projetos prioritários do governo e dos dados e estatísticas do município para verificar se os objetivos do planejamento estão sendo atingidos.
Além de acompanhar os indicadores próprios da Prefeitura, a prefeita pondera que a equipe da pasta também faria a análise dos rankings e outras ferramentas federais e estaduais utilizadas para mensurar a gestão. De acordo com Elisa, a secretaria ainda teria a função de cobrar os gestores de cada área quanto aos resultados, profissionalizando a gestão pública.
A prefeita ainda salientou que, com a futura Secretaria de Planejamento e Gestão, seria criado um setor específico de Planejamento Urbano e que poderia dar mais celeridade a estudos referentes a projetos como a revitalização do centro da cidade.
Segundo a chefe do Executivo, a atual estrutura da pasta dificulta a execução dos trabalhos de planejamento. “A secretaria hoje tem o tempo tomado por uma atividade mais cartorária de liberação de projetos. Já está sendo feito o estudo em relação ao Centro, mas o tempo da equipe é dividido entre outras funções da pasta. Com a nova estrutura e a criação de um setor específico de Planejamento Urbano, será possível focar e ter mais celeridade nessas análises”, reforçou.
A reforma administrativa está entre as ações previstas em um pacote de 100 dias, com ações a serem priorizadas no início do segundo mandato. Por enquanto, ainda não foram divulgadas as outras propostas prioritárias.