A prefeita Elisa Araújo (SDD) reuniu-se na sexta-feira (1) com o assessor Especial da Secretaria Executiva da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Euler José dos Santos, para tratar sobre a concessão da passagem inferior da BR-050, entre os bairros São Cristóvão e Recreio do Bandeirantes, e também do trecho da rodovia que vai do trevo da Tonico dos Santos ao posto Prodoeste. Apesar do encontro, ainda não foi divulgado um cronograma para a retomada e conclusão da obra.
Prefeita Elisa Araújo recebeu ontem o assessor Especial da Secretaria Executiva da ANTT, Euler José dos Santos (Foto/Divulgação)
Conforme o secretário de Serviços Urbanos e Obras, o assessor da ANTT estava em visita a Uberaba e participou da reunião com a prefeita para avançar nas tratativas para o término da obra. “O trecho deve ser repassado, em breve para a concessionária Eco050, que realizará as benfeitorias necessárias à liberação do trânsito naquele local. A nossa expectativa é grande para que a concessão logo se concretize”, disse.
Segundo a chefe do Executivo, a questão burocrática segue atrasando o projeto de melhoria do trânsito na região da passagem inferior na BR-050. “Sigo empenhada em insistir na celeridade dos processos junto à ANTT e ao Dnit, uma vez que o Município não pode intervir”, afirmou.
O imbróglio para a conclusão do viaduto na BR-050 se arrasta desde 2016. A obra foi paralisada e outra empresa assumiu em 2020 para terminar o serviço. O contrato previa quatro meses para finalizar a construção, porém os trabalhos se arrastaram e houve diversas paralisações até que a empreiteira manifestou que não conseguiria concluir o serviço.
Para minimizar os transtornos, a Secretaria de Serviços Urbanos executou com máquinas e equipe própria aplicação da nova capa asfáltica na pista para liberar o tráfego no trecho da rodovia. Entretanto, a passagem inferior do viaduto está inacabada até hoje.