Comitiva do presidente Lula foi recebida pelo prefeito de Araxá, Robson Magela, que entregou documento pedindo a duplicação da 262 e o campus da UFTM naquela cidade (Foto/Reprodução)
Duplicação da BR-262 entre Uberaba e Nova Serrana foi pleiteada junto ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ontem, durante visita ao Triângulo Mineiro. Com agenda em Serra do Salitre, o petista desembarcou no aeroporto de Araxá e foi recebido pelo prefeito da cidade, Robson Magela, que reforçou a necessidade da obra e formalizou o pedido em ofício entregue ao presidente.
Para defender a duplicação do trecho compreendido entre Uberaba e Bom Despacho, Magela explicou que a demanda tem sido solicitada por diversos prefeitos da região, reiterando a importância da duplicação para a mobilidade e segurança viária. O alto índice de acidentes na BR-262 é um dos fatores citados pelas lideranças políticas regionais para pleitear a revisão do projeto de nova concessão da rodovia, pois o modelo elaborado pela ANTT prevê apenas pista duplicada em 44 quilômetros no trecho de Nova Serrana a Bom Despacho.
Além disso, o prefeito de Araxá apresentou a Lula um pedido para a implantação de um campus da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) em Araxá.
Magela explicou ao presidente que o município já iniciou o processo de instalação do campus, ressaltando que essa demanda está prevista no Plano de Desenvolvimento Institucional da UFTM. Além disso, destacou que a Prefeitura de Araxá já providenciou um imóvel para sediar a instituição, o qual foi vistoriado e aprovado pela reitora Marinalva Vieira Barbosa e por representantes da universidade.
O ofício com as duas demandas foi entregue em mãos ao presidente, que repassou o documento para análise do ministro da Casa Civil, Rui Costa, também integrante da comitiva da visita a Minas Gerais
De Araxá, Lula seguiu para a inauguração do Complexo Mineroindustrial da EuroChem em Serra do Salitre. O ex-prefeito Anderson Adauto esteve com o presidente durante o evento e aproveitou para tratar sobre os projetos para transformar Uberaba em polo gás-químico.
Segundo AA, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, vai se reunir no início do próximo mês com os investidores da fábrica de amônia, da termoelétrica, da planta de metanol e separadamente o conselho do TBG (Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia-Brasil S.A.), que é o responsável por trazer o duto até o Triângulo Mineiro. “Depois de tudo acertado com os ministérios de Minas e Energia e a Casa Civil, a previsão é de que na segunda quinzena de abril o presidente se reúna com estes investidores”, disse.