A exoneração da ex-diretora da Escola Santa Maria, Maria José Ribeiro, não será revertida pelo prefeito Anderson Adauto
A exoneração da ex-diretora da Escola Santa Maria, Maria José Ribeiro, não será revertida pelo prefeito Anderson Adauto. Ele avalia que a pedagoga foi omissa com as diretrizes do governo municipal. “Não há caminho de volta”, assegura.
De acordo com ele, a ex-diretora cometeu uma falta grave ao não comparecer, com os alunos, à entrega de certificados do Sistema de Avaliação do Ensino Municipal (Saem), em evento ocorrido na quarta-feira passada no auditório do Colégio Cenecista Dr. José Ferreira. “Ela foi omissa”, coloca.
Segundo o prefeito, existe todo um processo em torno da vontade de melhorar o ensino de qualidade com a mobilização da comunidade escolar e, em meio a todo o trabalho desenvolvido pelo município, a ex-diretora não exerceu uma das principais diretrizes da Secretaria de Educação e Cultura. “Ela não cumpriu uma das responsabilidades macro como diretora. Reunir os pais e os alunos que se saírem melhor nas avaliações do Saem é uma política de governo”, diz.
Ainda de acordo com AA, a população deve observar todo o empenho do governo municipal em torno da educação de qualidade, com a implantação do sistema estruturado de ensino onde os alunos estão estudando com apostilas do Colégio Dr. José Ferreira e a implantação do Programa Um Computador por Aluno (Prouca).
Em meio às manifestações contrárias, ainda ontem o secretário de Educação, José Vandir, encaminhou relatório à Câmara de Vereadores e ao Sindicato dos Educadores do Município de Uberaba (Sindemu) justificando a exoneração de Maria José. No documento ainda é colocado que a Constituição Federal prevê que cargos em comissão são declarados de livre nomeação e exoneração. Diz ainda que a Lei Complementar nº 133/98 define os cargos de diretor escolar e auxiliar de diretor como de provimento em comissão.
Nesta quarta-feira, o Porta-Voz traz as nomeações da pedagoga Valéria Salgado dos Santos Cruz para o cargo de diretora e da professora de matemática da própria escola, Cassimeire de Carvalho Silva, como vice-diretora.