Prefeito Anderson Adauto (PMDB) “rasga o verbo” ao ser questionado sobre a insatisfação generalizada da Guarda Municipal. Recentemente, o efetivo elaborou uma lista de reivindicações e acenou a possibilidade de greve por melhores condições de trabalho. “A Guarda Municipal é um departamento como outro qualquer da Prefeitura. Eles têm os mesmos privilégios que os servidores públicos. A única diferença é que agora têm uma arma de choque”, dispara AA, destacando ainda que os profissionais tinham conhecimento do exercício da função e os vencimentos quando optaram por realizar concurso público para ingressar na corporação.
Ele acredita que o “peso da farda” pode influenciar o guarda municipal, mas avalia a atitude como equivocada. “Determinadas categorias que usam uniformes acham que valem mais ou têm mais importância que outras. Essa é uma verdade equivocada. A força está na corporação”, coloca.
Sobre as críticas quanto à inércia dos guardas perante as obras do projeto Água Viva, AA orienta que o efetivo aja como “mulher de César”. “Não basta ser eficiente, eles precisam mostrar à população que estão efetivamente trabalhando”, coloca. O prefeito também comenta que os transtornos no trânsito não são culpa da atuação da Guarda Municipal, mas das intervenções previstas na execução do projeto, porém, quando um deles é visto batendo papo ou falando ao celular, a população generaliza a situação para toda a corporação. Neste sentido, AA lembra a portaria que proíbe o efetivo de falar ao celular durante o exercício das funções, ato considerado falta grave para o profissional.
Por outro lado, o prefeito não acredita em “crise” dentro da corporação, comparando o fato à recente situação vivida no Centro de Atendimento e Reeducação Social do Adolescente e Menor Infrator (Caresami). Para ele, não existe “insatisfação” propriamente dita, e sim um pequeno grupo que torna públicos os problemas que deveriam ser tratados internamente.
O prefeito também assegura “carta-branca” ao coronel Antônio Souza Filho, subsecretário de Trânsito e Transporte, que possui experiência em comandar o efetivo por ter sido comandante da Polícia Militar. “Ele está atento a tudo”, finaliza.