Alunos da rede municipal estão com dificuldade em se adaptar ao sistema estruturado de ensino, adotado este ano pela Prefeitura de Uberaba
Alunos da rede municipal estão com dificuldade em se adaptar ao sistema estruturado de ensino, adotado este ano pela Prefeitura de Uberaba. A constatação é do próprio prefeito Anderson Adauto (PMDB), que defende uma avaliação para realizar o diagnóstico da nova proposta educacional.
De acordo com ele, o sistema estruturado de ensino, com a adoção das apostilas do Colégio Cenecista Dr. José Ferreira, pode ser considerado o fato mais importante deste ano na rede escolar municipal.
“Trouxemos para a escola pública um ensino de qualidade. Isto é muito importante”, diz o prefeito, reconhecendo ainda alguns obstáculos enfrentados com a nova proposta educacional. “Há crianças e professores que estão com dificuldades na adaptação ao material escolar. Isso é natural em uma mudança como está, que é para melhor”, analisa.
AA também ressalta que houve a alteração do ritmo escolar, com o sistema estruturado, sendo necessário que os alunos se esforcem um pouco mais. “É claro que o ensino está mais pesado e existe uma cobrança maior”, afirma.
Ele defende, ainda, o acompanhamento dos pais em todo o contexto educacional. “É importante termos o apoio dos pais neste momento, participando das reuniões, nas quais temos pedido que acompanhem a vida escolar dos filhos. Temos feito nossa parte e os pais devem fazer a deles também, para avançarmos ainda mais”, salienta.
Por outro lado, AA ressalta que não estão claros os problemas constatados em algumas escolas. Para isso, o prefeito confirma que a Secretaria municipal de Educação e Cultura (Semec) está elaborando avaliação que será aplicada aos pais dos alunos. O objetivo, segundo ele, é diagnosticar o que realmente está ocorrendo na rede pública de ensino. “Com os resultados, poderemos fazer adaptações para os alunos superarem as dificuldades”, finaliza.