DUPLICAÇÃO

Prefeitos querem audiência pública em Uberaba para debater situação da 262

Gisele Barcelos
Publicado em 22/08/2023 às 20:43Atualizado em 23/08/2023 às 06:45
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Em dezembro do ano passado, a prefeita Elisa e outros gestores da região estiveram em audiência pública, realizada na sede da ANTT em Brasília, sem qualquer participação popular (Foto/Divulgação)

Em documento enviado nesta semana ao Ministério dos Transportes e à ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), prefeitos da região reivindicam que seja feita audiência pública em Uberaba para tratar sobre a proposta de nova concessão da BR-262 e a inclusão da duplicação do trecho até Nova Serrana no pacote de obras. 

Assinado pela Amvale (Associação dos Municípios do Vale do Rio Grande), o ofício argumenta que não foi realizada uma audiência no âmbito regional durante a discussão sobre o modelo de concessão da rodovia no fim do ano passado. O texto defende que a reunião in loco com as lideranças das cidades envolvidas é necessária para que possam ser apresentadas as considerações dos representantes da região sobre o projeto.

Ainda no documento, foi solicitado que o governo federal adie por 60 dias o encaminhamento do projeto de relicitação ao Tribunal de Contas da União. O envio do material para análise do órgão é a próxima etapa depois da consulta pública realizada no fim do ano passado. Os prefeitos da região solicitam que a análise do TCU seja postergada para que antes possa ser feita uma audiência pública em Uberaba para tratar sobre a nova concessão da 262.

Além disso, o documento enviado ao governo federal requer a revisão dos estudos de tráfego, das taxas de crescimento do tráfego e das Diretrizes de Política Pública da Rodovia. Conforme o texto, os cálculos foram elaborados durante o período da pandemia decorrente da Covid-19, o que impôs uma forte paralisação nas atividades econômicas no país e profunda diminuição de fluxo nas rodovias brasileiras.

As obras no trecho da BR-262 entre Uberaba e Betim estão na lista divulgada da nova edição do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), mas sem previsão de recursos públicos. A rodovia que liga o Triângulo Mineiro até a capital do Estado receberá investimento do setor privado por meio de nova concessão, mas o governo federal ainda não divulgou se pretende manter o modelo desenvolvido pela gestão anterior, que não prevê a duplicação de Uberaba a Betim, ou se o projeto sofrerá alterações antes da publicação do edital para relicitação. (GB)

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