Casa da Prece, atualmente, é de propriedade do Casa Espírita João Urzedo (Foto/Jairo Chagas)
Prefeitura publicou nesta quarta-feira (28) decreto que oficializa o tombamento da Casa da Prece, o local é onde o médium Chico Xavier realizava sessões espíritas e redigia cartas psicografadas. O imóvel foi comprado pela Casa Espírita João Urzedo em 2021, mas, com o ato formalizado na última edição do Porta-Voz, fica assegurado que os atuais proprietários deverão manter as características originais do prédio.
No decreto, a administração municipal ressaltou a trajetória de Chico Xavier para justificar a decisão pelo tombamento do imóvel. Segundo o texto, o médium ocupou uma posição de destaque em um país onde cerca de 20 milhões de pessoas adotam a Doutrina Espírita como religião, sendo inclusive indicado ao prêmio Nobel da Paz nos anos de 1981 a 1982.
Com isso, a Prefeitura manifestou que a deliberação pelo tombamento foi tomada porque a Casa da Prece se tornou um local de peregrinação, devido ao fato de Chico Xavier ter utilizado o prédio para atividades de assistência social em Uberaba.
O decreto de tombamento estabelece que a Casa da Prece está sujeito às diretrizes de proteção do Patrimônio Cultural deste Município, de forma definitiva. Conforme a legislação vigente, a partir de agora, o imóvel não deve ser destruído, mutilado ou sofrer intervenções sem prévia deliberação do Conselho do Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba (Conphau).
As tratativas para o tombamento do prédio começaram em maio de 2021, quando a ideia foi apresentada em reunião do Conphau, para preservar a memória de Chico Xavier na cidade. Logo após a reunião, já se iniciaram os estudos para o tombamento do conjunto material e imaterial do médium.
Após o decreto, a Prefeitura deverá protocolar em janeiro o dossiê junto ao Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG) para avançar com o processo. A expectativa é que o resultado da análise do Instituto seja anunciado até o final do mês de julho.