Prefeito Anderson Adauto (PMDB) confirma que irá entregar a gestão do Centro de Atendimento e Reeducação Social do Adolescente e Menor Infrator (Caresami) ao Governo do Estado, conforme propôs o relatório da Comissão Sindicante. Atualmente, o município é responsável pela administração da instituição por força de um convênio. AA lembra que desde que assumiu o primeiro mandato, em janeiro de 2005, vem propondo entregar a responsabilidade da gestão ao governo estadual, porém as conversas ganharam mais força com a eleição do governador Antonio Augusto Anastasia (PSDB).
Ele adiantou ainda que as negociações estão sendo feitas entre a equipe técnica do governador e a secretária de Desenvolvimento Social, Maria Thereza Rodrigues da Cunha, a Tetê. Inclusive, ela revela que as conversas sobre a transferência sempre surgem quando começam as reuniões para a renovação do convênio. Mas este ano, durante a negociação, houve um mal-estar entre as partes que poderá confirmar a transferência.
Conforme revela, o município colocou uma série de propostas para serem implementadas pelo governo estadual, como, por exemplo, o cronograma de obras para a construção da nova sede e a instalação de câmeras de monitoramento, além de uma guarda armada na porta da instituição e o aumento do número de agentes especializados. “A única proposta aceita foi a instalação de três câmeras na área externa do prédio. Isso acabou gerando uma situação complicada e nós estamos caminhando para transferir o Caresami”, afirma.
Apesar da renovação recente, ocorrida em junho, a secretária explica que a ruptura pode ser feita a qualquer momento. E caso se confirme, o município irá assumir apenas as contratações dos agentes socioeducativos e os contratos para o fornecimento de alimentação nos primeiros seis meses, até que a situação seja totalmente retomada pelo Governo do Estado. (DB)