O Conselho Municipal de Turismo (Comtur) realizou a primeira reunião do ano na quinta-feira (30), no Centro de Inovação Moon Hub, na Univerdecidade. No encontro foi apresentado o plano de trabalho para 2025, com foco no fortalecimento do turismo no território do Geoparque Uberaba. Além disso, a reunião elegeu a nova presidência para a gestão 2025-2026. Paula Cusinato, presidente do Geoparque Uberaba, também estará à frente do Conselho pelos próximos dois anos.
“Queremos que Uberaba se consolide como destino turístico, que a gente consiga atrair mais visitantes de todo o Brasil, inclusive turistas internacionais. Para isso temos que trabalhar várias frentes, nosso trend turístico, infraestrutura e políticas públicas. O Comtur tem papel fundamental para que a gente consiga reunir esses esforços nas diferentes áreas de atuação, para que a gente consiga atingir esse objetivo”, reforçou Paula.
O Comtur conta com 20 integrantes, sendo dez representantes de instituições públicas e dez de instituições privadas. Entre as propostas discutidas no primeiro encontro, destacam-se ações como melhoria da infraestrutura turística, incluindo a implantação da sinalização turística prevista para inaugurar neste mês de fevereiro, com adequações que visam facilitar o acesso e a experiência dos visitantes.
Também foi apresentado um calendário de eventos diversificado, abrangendo atividades culturais e comemorativas, planejadas para valorizar a identidade local e atrair turistas ao longo do ano.
O secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Alexandre Cury, representante da Sedec no Conselho, reafirmou o compromisso em avançar nas iniciativas para o desenvolvimento do turismo regional.
“As ações do plano de turismo prometem impulsionar o desenvolvimento econômico sustentável e destacar as riquezas do Geoparque Uberaba. O Comtur tem um papel essencial no fortalecimento de parcerias e promoção de iniciativas inovadoras que valorizem nossa cultura contribuindo para que o turista tenha experiências únicas em nosso território”, avalia Cury.