Segundo Ismar Marão, presidente do PSD em Uberaba, a prefeita Elisa Araújo garantiu que não disputará as eleições em 2026 (Foto/Divulgação)
A prefeita Elisa Araújo (PSD) não será candidata a deputada federal na eleição do próximo ano. A garantia foi dada pelo presidente do PSD e da Câmara Municipal de Uberaba (CMU), vereador Ismar Marão (PSD), durante entrevista ao programa Pingo do J, da Rádio JM, que disse ter recebido o posicionamento da própria chefe do Executivo.
“Tive uma conversa com ela, que me garantiu: não será candidata a deputada federal”, afirmou o vereador, garantindo que a chefe do Executivo não entrará na corrida por uma vaga no Congresso Nacional em 2026.
Sobre uma possível candidatura do vice-prefeito Mauricinho de Sá (PSD), Marão mencionou que as pesquisas o indicam como um nome “leve”, mas que necessita de construção política.
“Não basta somente ter vontade de se candidatar, é preciso mostrar viabilidade. Para isso, é preciso fazer uma construção”, ponderou Ismar Marão, defendendo o bom senso na política. “Eu, por exemplo, se amanhã for constatado que não tenho viabilidade, por uma questão de bom senso, eu me retiro e vamos avaliar quem no PSD é viável”, frisou Ismar.
O presidente da Câmara reiterou a posição do partido em Uberaba: “O PSD de Uberaba não abre mão de ter seus candidatos a deputado federal e estadual. Essa é uma responsabilidade que devemos ter, de eleger candidatos por Uberaba”, destacou.
Ismar Marão confirmou que está em fase de formalização de sua pré-candidatura a deputado estadual, com o objetivo de disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) nas eleições de 2026.
O parlamentar revelou estar em intensas conversas com diversas entidades e lideranças, mas ressaltou a necessidade de ajustes partidários e o trabalho de convencimento de seu grupo político sobre a viabilidade de seu lançamento.
Marão salientou que sua estratégia eleitoral passa pela articulação com o ex-prefeito Marcos Montes. No último dia 12, domingo, os dois se reuniram para tratar sobre a disputa.
“Eu dependo muito do trabalho do doutor Marcos Montes para conquistar os votos fora de Uberaba”, destacou Marão. Segundo ele, Montes tem orientado e iniciado tratativas em outras cidades, acionando, inclusive, lideranças que estavam afastadas da política. “Estou muito feliz com o que está acontecendo”, afirmou o presidente da CMU.
Além de Marcos Montes, Marão informou que tem dialogado com lideranças de outros partidos em Uberaba. Um encontro com o ex-deputado federal Franco Cartafina está previsto para os próximos dias, com o intuito de discutir questões político-eleitorais.
Marão encerrou lembrando a importância do evento promovido pela Aciu, onde entidades classistas reforçaram o recado sobre a necessidade de Uberaba eleger representantes tanto para a Assembleia de Minas quanto para o Congresso Nacional, um entendimento que, segundo ele, foi absorvido pelos partidos locais.