Primeiro Levantamento de Índice Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) de 2025 será realizado na próxima semana. A partir de segunda-feira, até dia 11 de janeiro, cerca de 200 agentes de combate a endemias percorrerão cerca de 8.582 imóveis para identificar os bairros da cidade com maior índice de proliferação do mosquito transmissor da dengue, zika e febre chikungunya.
Segundo o diretor de Vigilância em Saúde, Matheus Carvalho Assumpção, a pesquisa permite direcionar as ações de combate ao Aedes aegypti. “Esse levantamento permite mapear as áreas de maior risco e planejar as ações de combate de maneira mais eficiente, priorizando os locais que precisam de intervenção imediata. Conseguimos agir de forma pontual e preventiva, evitando surtos e protegendo a saúde da população”, disse.
Assumpção também solicitou a colaboração dos moradores para facilitar o acesso dos agentes aos imóveis. “Pedimos que a população receba os agentes e permita a inspeção dos quintais e áreas externas. Essa cooperação é indispensável para termos resultados precisos, bem como para a segurança de todos”, salientou.
O último levantamento foi realizado em outubro do ano passado e apontava que Uberaba estava em alerta para a dengue. Os dados apontavam um aumento na proliferação do mosquito, após o início do período chuvoso.
O município registrou 2,74% de infestação predial em outubro de 2024, enquanto o índice estava em 1,28% na pesquisa anterior realizada em agosto. Já no mesmo período de 2023, o índice de infestação predial na cidade ficou em 3%.