A primeira data de pagamento com desconto do IPTU 2025 foi fixada em 31 de janeiro de 2025 pela Secretaria da Fazenda, mas as guias para recolhimento do imposto ainda não estão disponíveis para impressão no site da Prefeitura.
De acordo com as informações da pasta, a data em que as guias estarão liberadas para impressão será anunciada até o fim desta semana, após o recesso em função do ano novo. Assim como em anos anteriores, não haverá envio dos carnês pelos Correios aos contribuintes.
O calendário de pagamento do IPTU 2025 foi estabelecido em decreto publicado na última edição do Porta-Voz. O pagamento com desconto de 15% pode ser feito até 31 de março, seja em cota única ou parcelado em até três vezes. A segunda data de vencimento do tributo será no dia 28 de fevereiro.
O desconto poderá chegar a 20% apenas para os imóveis com calçada arborizada e que pleitearam o benefício do IPTU Verde.
Os carnês do IPTU ficarão 4,27% mais caros no próximo ano. O incremento é referente à atualização monetária, que foi feita com a aplicação do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) do período.
Foram analisados três indicadores diferentes e, como está previsto na legislação, foi utilizado o índice que teve menor variação para a correção do IPTU no próximo ano.
A reportagem do Jornal da Manhã solicitou informações sobre o valor total lançado para o IPTU 2025 e o número de imóveis que terão a cobrança do imposto, porém não houve resposta da Prefeitura até o fechamento desta edição.
Em 2024, foi feito o lançamento de R$112 milhões de IPTU para um universo de 198 mil imóveis. Considerando apenas o índice linear de correção, o montante do tributo pode chegar a R$117 milhões no próximo exercício.