Representantes do setor, do Executivo e vereadores trataram do tema focando em ações que possam melhorar as trafegabilidade
Com seu plenário lotado, a Câmara discutiu anteontem, em audiência pública, o trânsito no município. Representantes do setor, do Executivo e um grupo de vereadores trataram do tema focando em ações que possam melhorar as condições de trafegabilidade nas vias de Uberaba, que tem hoje uma frota de veículos superior a 165 mil unidades. O volume de automóveis circulando é apontado como um dos fatores que podem ter contribuído com o crescimento de 5,12% no número de acidentes registrados este ano, em comparação com 2010.
O aumento dessas ocorrências foi o que motivou o presidente da Câmara, Luiz Dutra (PDT), a realizar a audiência pública intitulada “Trânsito de Uberaba, sinalização e a instalação do Conselho Municipal de Trânsito”. O evento também abriu espaço para apresentação dos projetos voltados ao segmento que a Prefeitura está implantando. O secretário Karim Abud Mauad (Planejamento) falou sobre a mobilidade urbana como uma das ações que amenizarão os problemas de estrangulamento nas vias.
Segundo ele, o projeto começa otimizando o transporte coletivo e, em um segundo momento, promovendo outras modificações urbanas menores. O subsecretário de Trânsito, coronel da reserva Antônio de Souza Filho, defendeu a redução dos estacionamentos nas principais vias da cidade e a importância de reservar espaço para os pedestres, a fim de proporcionar-lhes mais segurança. Além disso, os vereadores cobraram ações pontuais, como, por exemplo, instalação de semáforos, redutores de velocidade e controle na porta das escolas.
As sugestões e propostas formuladas durante o evento serão levadas à reunião de abertura de trabalhos do Conselho Municipal de Trânsito, que acontecerá dia 30 de agosto.