POLÍTICA

Produtores rurais entregam propostas

Pecuaristas entregaram ontem reivindicações do setor à ministra e pré-candidata à Presidência Dilma Rousseff (PT).

Gisele Barcelos
Publicado em 18/03/2010 às 23:35Atualizado em 20/12/2022 às 07:29
Compartilhar

Pecuaristas entregaram ontem reivindicações do setor à ministra e pré-candidata à Presidência Dilma Rousseff (PT). Ela desembarcou com uma hora e meia de atraso em Uberaba e seguiu depois para o Parque Fernando Costa, onde permaneceu quase três horas conversando com lideranças do segmento rural. A atualização do Código Florestal e a reforma agrária estavam entre os itens da pauta.

De acordo com o presidente da ABCZ, José Olavo Borges, o documento será repassado também aos demais presidenciáveis até o fim do mês. Entre as propostas, ele cita o meio ambiente e reforça que o código deve ser readequado com equilíbrio, para possibilitar o crescimento da produção. Também foi colocada a proposta de remunerar os produtores rurais pela preservação da reserva legal e da Área de Preservação Permanente (APP).

Outra demanda do setor é o direito de propriedade e a reforma agrária, pois o documento aponta os prejuízos por causa das invasões e também o descumprimento de ordens judiciais para reintegração de posse, além de melhorias nas estradas e ferrovias para facilitar o escoamento da produção.

O presidente do Sindicato Rural de Uberaba, Rivaldo Machado Borges, considera as solicitações para garantir condições econômicas de produção, como a ampliação de crédito e seguro rural. “Queremos um olhar sem discriminação. Não pensar só a agricultura familiar. Todo mundo produz para o bem-estar do país”, reforça.

Questionada sobre o assunto, a pré-candidata e ministra confirma que o governo estuda alterações em três pontos no Plano Nacional de Direitos Humanos, inclusive no trecho que trata a mediação de conflitos agrários. A ideia seria retirar a exigência de audiência com os envolvidos antes de decisões judiciais como a reintegração de posse. “Governo de fato está olhando isso. Assim que tiver decisão definida e de consenso com o presidente, que é elemento central nisso, será divulgado.”

No entanto, Dilma avalia que houve avanço com a reforma agrária e no incentivo à agricultura familiar, com isso o índice de pobreza no campo diminui e os conflitos são menores. Segundo ela, além de distribuir terra, foi oferecido crédito e infraestrutura, por meio do programa Luz para Todos, para condições de produção.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por