(Foto/Divulgação)
A Mesa Diretora da Câmara Municipal de Uberaba (CMU) anunciou a extensão da licença-maternidade da vereadora Rochelle Gutierrez (PDT), até fevereiro do próximo ano. Em seu lugar vai assumir a vaga a suplente de vereadora Silvana Elias (PDT). A posse está prevista para ocorrer nesta quarta-feira (29), durante a realização da sexta reunião ordinária de outubro.
Rochelle está afastada das atividades legislativas desde o nascimento da primeira filha, Lara, e agora celebra a chegada de Raul, adotado após longa espera na fila de adoção. “Ser mãe era o grande sonho da minha vida e é com muita alegria que, hoje, eu celebro essa felicidade em dose dupla, com a Lara e o Raul”, declarou a vereadora.
Silvana Elias, primeira suplente do PDT, disputou a eleição para a CMU, em 2024, e obteve 1.134 votos. Ex-secretária de Educação no governo Paulo Piau, a professora tem como bandeira a defesa da Educação e essa deve ser a sua plataforma no Legislativo durante o período em que exercer o mandato.
A convocação de Silvana Elias para assumir a cadeira na CMU foi cogitada quando do primeiro pedido de licença-maternidade de Rochelle Gutierrez. Na ocasião, no entanto, a Mesa Diretora decidiu não chamar a suplente, alegando falta de respaldo jurídico. O presidente da Casa, Ismar Marão (PSD), justificou que a convocação só ocorre em casos de vacância ou afastamento superior a 120 dias, conforme as Constituições Federal e Estadual e a Lei Orgânica do Município.
Na época, Silvana Elias criticou a decisão anterior, afirmando ter sido vítima de machismo institucional por não ter sido convocada durante o primeiro período de afastamento da titular. A professora disse que, até o momento, ainda não foi comunicada oficialmente sobre a nova convocação.