Nesta segunda-feira (27), a Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau) realizará uma audiência pública para apresentar o Plano Diretor de Macro e Microdrenagem Urbana. O evento, que é aberto a toda a população, ocorrerá às 9h30 no auditório do Centro de Educação e Tecnologia Ambiental (Ceta), localizado no Parque das Barrigudas, na Univerdecidade.
Responsável pela elaboração do plano, a empresa KF2 Engenharia e Consultoria foi contratada por meio de licitação pública. O desenvolvimento do Plano Diretor envolveu 16 etapas que incluem diagnóstico, modelagem e diretrizes para aprimorar o sistema de drenagem urbana na cidade. O estudo abrange as bacias hidrográficas dos córregos Carneiros, Desbarrancado e das Toldas, localizadas na zona de expansão urbana de Juiz de Fora.
Durante a audiência, os participantes poderão conhecer os objetivos e a finalidade do plano, além dos principais resultados obtidos. Entre os pontos destacados serão apresentados os estudos de vazões, a avaliação da suficiência das redes de microdrenagem existentes e propostas para dissipadores de energia, bem como um Manual de Projetos de Drenagem Urbana.
A presença da comunidade é fundamental para discutir as propostas que visam melhorar a infraestrutura de drenagem da cidade e minimizar os impactos de eventos climáticos.