POLÍTICA

Projeto da PMU obriga casas a terem coletores de água da chuva

O prefeito Anderson Adauto (PMDB) anunciou ontem que vai encaminhar à Câmara um projeto de lei que obrigará os imóveis a ter caixa coletora

Publicado em 15/07/2011 às 23:37Atualizado em 19/12/2022 às 23:19
Compartilhar

O prefeito Anderson Adauto (PMDB) anunciou ontem que vai encaminhar à Câmara um projeto de lei que obrigará os imóveis na área denominada “macrozona de adensamento controlado” a ter uma caixa coletora de água da chuva. A matéria seguirá para o Legislativo imediatamente após a Prefeitura começar as obras de duplicação dos canais nas avenidas centrais de Uberaba. Na avaliação de AA, essa ideia de compartilhamento será a solução definitiva para as enchentes.

Nesta quinta-feira, ele chamou a imprensa para apresentar a caixa coletora que a PMU está instalando no Centro Municipal de Educação Avançada (Cemea) Boa Vista, com capacidade para armazenar até 50 mil litros de água, como revelou o secretário Karim Abud Mauad (Planejamento), acrescentando que o Hospital Regional também terá a sua. De acordo com AA, a PMU está fazendo a sua parte [ampliação dos canais] e exige dos moradores que cada um faça um pouquinho para haver uma solução às enchentes.

A área a ser contemplada no projeto inclui os bairros São Benedito, Santa Maria, Leblon, Abadia, Estados Unidos, Boa Esperança e Centro, e partes do Fabrício, Mercês, Parque das Américas e São Cristóvão. As dimensões das caixas coletoras subterrâneas serão estabelecidas conforme o tamanho do terreno, sendo que elas poderão ser instaladas no imóvel ou mesmo na calçada. “Esta será a contribuição de cada um. Os inteligentes farão uso da água coletada”, aponta o prefeito, informando que no Cemea ela servirá para limpeza em geral.

O prefeito ainda acrescenta que o projeto é necessário porque a obra de duplicação dos canais pode se tornar obsoleta daqui a 20 anos. Ele aproveita ainda para desafiar seus sucessores a ampliarem o número de bairros dentro da chamada macrozona, à medida que surgirem outros pontos de inundação. AA também confessou que não apresentou a proposta aos vereadores alegando o recesso, mas garante que assim irá fazer antes de levar o projeto para a Câmara. O texto prevê um prazo de cinco anos para a instalação dessas caixas coletoras. A PMU não irá subsidiar a execução da obra.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por