(Foto/Divulgação)
A fase de pré-engenharia da primeira fábrica de fertilizantes nitrogenados a partir do hidrogênio verde foi concluída pela Atlas Agro. O investimento previsto é da ordem de R$ 4,3 bilhões para a construção da unidade industrial que será localizada no Distrito Industrial III, em Uberaba.
Estima-se que em julho inicie a fase dois do projeto de engenharia, que consiste no projeto executivo detalhado, para só depois iniciar a construção. A planta terá, em pleno funcionamento, capacidade de produção de 500 mil toneladas de fertilizantes. Com esse volume, projeta-se que a dependência de fertilizantes importados caia 2,5%.
Rodrigo Santana, diretor de operações da Atlas Agro no Brasil, projeta a conclusão da construção em três anos e meio. “A expectativa é concluir a construção em três anos e meio e iniciar a operação da planta em 2028”, estima. O projeto está a cargo de duas empresas europeias e duas brasileiras, cujos nomes são mantidos em sigilo pela Atlas Agro.
Santana disse que a companhia avalia instalar outras plantas industriais no Brasil, no prazo de dez anos. “O Brasil importa mais de 80% dos fertilizantes que usa e mais de 90% dos nitrogenados. Nossa planta produzirá menos de 5% do consumo nacional. À medida que a planta industrial de Uberaba entrar em novos estágios, vamos olhar outras localidades”, revela.