AGORA VAI?

Projeto de termoelétrica em Brasília retoma a ideia do gasoduto da TGBC

Gisele Barcelos
Publicado em 17/02/2025 às 21:54
Compartilhar

A implantação do gasoduto volta a ser considerada diante das notícias de realização de audiência pública sobre a construção de térmica em Brasília, marcada para 12 de março (Foto/Reprodução)

Projeto de construção de termoelétrica em Brasília pode reacender as articulações para a construção do gasoduto projetado pela TGBC, que sai do interior de São Paulo e passa pelo Triângulo Mineiro para chegar ao Estado de Goiás e ao Distrito Federal.

Segundo notícias veiculadas em jornais de Brasília, audiência pública sobre a construção de uma térmica em Brasília foi marcada para o dia 12 de março. O projeto prevê a conexão da UTE Brasília, de 1.470 MW, ao gasoduto Brasil Central, da TGBC.

Encabeçado pela Termo Norte Energia, a térmica tem consumo estimado de 5,80 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia e seria abastecida pelo gasoduto Brasil Central, que vem sendo discutido há mais de 10 anos e até hoje não saiu do papel.

O projeto da TGBC foi o primeiro a ser citado quando houve a assinatura do protocolo de intenções entre a Petrobras e o governo estadual para a construção da fábrica de amônia em Uberaba. Entretanto, o duto da TGBC acabou sendo deixado de lado por alternativas como o ramal de Ribeirão Preto (SP) e a proposta do ex-governador Antônio Anastasia (PSDB) de trazer o gás de Betim. Nenhuma avançou.

A TGBC, por outro lado, concluiu o licenciamento ambiental do gasoduto no passado e cumpriu todo o processo burocrático para conseguir a autorização da ANP para a abertura da chamada pública. O procedimento para a comercialização do gás foi até realizado em 2014 e apenas a Gás Brasiliano – empresa pertencente à Petrobras – manifestou interesse em contratar a capacidade do duto, mas a proposta foi considerada inviável e o processo, cancelado.

Mesmo assim, a empresa seguiu com as articulações para retomar o projeto e até conseguiu a prorrogação da licença ambiental até 2019. Desde então, não há nova movimentação no sistema do Ibama em relação ao processo. (GB)

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por