POLÍTICA

Projeto que concede incentivos à Petrobras será votado pela CMU

Já está na Câmara o Projeto de Lei nº 160/11, de autoria do Executivo, que concede estímulos à Petrobras para a implantação da UFN V

Renata Gomide
Publicado em 06/08/2011 às 23:39Atualizado em 19/12/2022 às 22:58
Compartilhar

Já está na Câmara o Projeto de Lei nº 160/11, de autoria do Executivo, que concede estímulos à Petrobras para a implantação da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados (UFN V) no município. A matéria entrou em tramitação na segunda-feira (1º de agosto) e será levada para votação na próxima semana, revela o líder governista Cléber Cabeludo (PMDB), que não vê dificuldades na aprovação. Na mensagem anexa ao PL – assinada pelo prefeito e também peemedebista Anderson Adauto e a então secretária de Governo, Angela Mairink – não faltou nem mesmo um afago para sensibilizar os vereadores.

Eles são convocados pelo Executivo para “fazer história, votando este projeto”, dada a relevância do empreendimento para o município. De fato a planta de amônia vai demandar um aporte da ordem de R$2 bilhões e gerar 4.700 empregos diretos durante as obras e outros 270 na operação.

“Não vejo dificuldade para aprovar. Acredito que os colegas estão conscientes de que temos a obrigação de dar incentivos à empresa que vai contribuir para o crescimento e fortalecimento da nossa cidade”, diz Cléber. O PL concede isenção de 25 anos no recolhimento do IPTU e do ISSQN, neste caso, incidente sobre as ações relacionadas à fase de implantação da UFN. No rol estão incluídos os serviços de engenharia de construção entre outros. A empresa também ficará isenta de recolher 60% do ISSQN sobre as atividades relacionadas à fase de operação da planta de amônia, durante um quarto de século.

A isenção do ISSQN será estendida às empresas ou consórcios contratados ou subcontratados para a prestação dos serviços à Petrobras. Além disso, a PMU se compromete à disponibilizar o Sistema Nacional de Emprego (Sine) para o encaminhamento de mão-de-obra e a Fundação de Ensino Técnico Intensivo (Feti) para treinar e reciclar funcionários.

Em contrapartida aos benefícios previstos no Projeto, a Petrobras se compromete a construir a fábrica no município e a atender às normas de licenciamento ambiental, do código de obras e do Plano Diretor.

Para Cléber, a chegada do PL à Câmara é mais um demonstrativo de que a planta de amônia virá para Uberaba, “mesmo com gente torcendo contra.” Até o dia 18 de agosto a Casa disponibilizará para consulta popular o Relatório de Impacto Ambiental da UFN, cuja divulgação faz parte das ações da empresa.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por