Diretório Municipal do PSDB faz um ensaio amanhã (20) para o encontro que a Executiva estadual promoverá em 45 cidades
Diretório Municipal do PSDB faz um ensaio neste sábado (20) para o encontro que a Executiva estadual promoverá simultaneamente em 45 cidades-polo mineiras, no dia 27 de agosto. Objetivo da reunião preparatória, que acontecerá exatamente uma semana antes deste evento, é definir tarefas para garantir o sucesso das discussões em torno do tema eleições 2012. Para motivar a militância tucana haverá a exibição de vídeos com mensagens gravadas pelas duas principais lideranças da agremiação em Minas: o governador Antonio Anastasia e o senador Aécio Neves.
O secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Narcio Rodrigues, vai participar do encontro mineiro em Uberaba e, desta forma, prestigiar a cidade e região onde construiu sua carreira política. Deputado federal licenciado, ele vem ao município acompanhado do correligionário e diretor do Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (Indi), Maurício Cecílio, informa o presidente do Diretório local do PSDB, Luiz Cláudio Campos. Segundo ele, o evento será realizado pela manhã – em horário ainda a ser definido – no auditório da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba (Aciu).
São esperados tucanos de pelo menos 20 municípios da região, além de representantes de partidos que compõem a base aliada do Governo Anastasia, disse o dirigente partidário. A expectativa é de reunir em torno de 150 pessoas para discutir a construção de candidaturas majoritárias do PSDB no maior número possível de cidades. Luiz Cláudio revela ainda que serão traçadas diretrizes para garantir a unidade partidária no pleito do ano que vem, além de estratégias para a formatação das chapas de vereadores.
O tema, aliás, também será discutido neste sábado, acrescenta o tucano, assegurando, contudo, que a questão já está sendo tratada pela Executiva municipal. Uma das metas do PSDB para as eleições de 2012 é cumprir os 30% – do total de indicações – reservados às candidaturas femininas. Ele reconhece que é difícil fazer essa composição, mas haverá um esforço com esse propósito, sendo a ex-vereadora Teresinha Cartafina (detentora de dois mandatos) apontada como uma fonte de inspiração para as peessedebistas.
Conforme Luiz Cláudio, o partido vai trabalhar para formar um contingente competitivo, forte e de nível, a fim de disputar os cargos no Legislativo, com o cuidado de se preparar para o que poderá vir em termos de novidade para o pleito. Como exemplo, o número de cadeiras na Câmara de Uberaba, que poderá passar de 14 para 21 ou 23. Além disso, não há consenso quanto ao sistema que regerá as eleições para a Casa, se o proporcional com a composição de coligações, ou o majoritário, como discute o Congresso Nacional.