Secretária municipal de Saúde disse que o recurso liberado pelo Estado viabilizará a compra de mais 26 leitos, que serão destinados ao tratamento da dengue (Foto/Divulgação)
Após anúncio de antecipação de repasse estadual para combate à dengue, a secretária municipal de Saúde, Valdilene Rocha, informou que os recursos serão destinados à contratação de mais leitos para ampliar a capacidade de atendimento a pacientes com a doença.
O Estado decidiu antecipar para 54 prefeituras do Triângulo Mineiro, inclusive Uberaba, o repasse que seria feito no meio do ano. De acordo com Valdilene, o adiantamento no valor R$413 mil deve ser liberado de imediato. “O Estado se comprometeu a antecipar a parcela que seria paga em julho, viabilizando o repasse ainda nesta semana. Utilizaremos esse recurso para a compra de leitos”, afirmou.
A titular da Saúde posicionou que a antecipação dos recursos contribuirá para viabilizar a compra de 26 novos leitos para atendimento aos pacientes com dengue. Segundo ela, o município já havia iniciado negociações para a aquisição de leitos no Hospital Regional, em parceria com a Sociedade Educacional Uberabense (SEU), gestora da unidade.
Cumprindo agenda em Belo Horizonte, a secretária informou que o Estado também pretende ampliar a frota de caminhonetes do fumacê na região e adiantou que o subsecretário de Vigilância em Saúde, Eduardo Campos Prosdocimi, visitará Uberaba em breve para avaliar de perto a situação da cidade e da macrorregião. O município decretou situação de emergência em saúde pública no final de fevereiro devido à dengue.
Divulgado ontem pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, boletim aponta que Uberaba registrou mais quatro óbitos por dengue. Com isso, cinco mortes já foram causadas pela doença na cidade este ano até o momento. Minas Gerais soma 19 mortes causadas pela doença em 2025.