Inauguração de Centro de Referência de Assistência Social (Cras) no bairro Girassóis foi adiada. O prazo para a conclusão da obra encerraria em junho, porém a Prefeitura concedeu aditivo de quatro meses para o término do serviço e data-limite foi estendida para setembro.
Além da ampliação do prazo, houve um acréscimo de R$9.348,56 no valor do contrato. Ao todo, R$796 mil serão pagos à empreiteira para a reforma e ampliação do imóvel que abrigará o novo Cras.
De acordo com as informações da Secretaria de Serviços Urbanos, houve atraso na execução da obra no Cras Girassóis devido à necessidade de extensão das redes para a ligação de energia e água no local. Por isso, foram concedidos o aditivo de prazo e o acréscimo no valor do contrato.
O imóvel destinado a abrigar o Cras Girassóis IV foi entregue ao Município no governo passado, em 2020, pela loteadora responsável pela construção do conjunto habitacional. No entanto, a sede nunca chegou a ser inaugurada e o prédio continuava fechado. A população do bairro ainda hoje é atendida no Cras Morumbi.
No início da atual gestão em 2021, foi verificado que o prédio destinado ao Cras Girassóis foi alvo de depredações e a estrutura precisaria de reforma antes de ser inaugurada. Também foi constatado que o prédio era pequeno para atender à demanda do bairro. Com isso, foi elaborado um projeto para reparos e ampliação das instalações.
O pacote total da obra contempla reforma da área antiga e ampliação do prédio em 192 metros quadrados. Ao final da obra, a edificação contará com recepção, sala de espera, salas de atendimento, banheiros, brinquedoteca, espaço multiuso, copa, almoxarifado e depósito, totalizando 264m² de área construída. As intervenções incluem, também, execução de calçada e paisagismo, implementação de acessibilidade e adequações para atendimento às normas de prevenção e combate a incêndio.