Decisão do prefeito de enviar à CMU somente um relatório sobre a viagem ao exterior não deverá satisfazer vereadores
A decisão do prefeito Anderson Adauto (PMDB) de enviar à Câmara pura e simplesmente um relatório sobre a viagem ao exterior não deverá satisfazer o vereadores de Uberaba. De acordo com o presidente da Casa, Luiz Humberto Dutra (PDT), a prestação de contas é um ato formal, de ofício, enquanto que o convite tem por finalidade trazer, de fato, o chefe do Executivo ao plenário. AA foi convidado pelo segundo-secretário da Mesa Diretora, João Gilberto Ripposati (PSDB), que, para tanto, apresentou requerimento aprovado por seus pares.
Anderson Adauto viajou à China, Cingapura e países de Europa, no período de 31 de maio a 20 de junho – sendo devidamente autorizado pela Casa –, com a finalidade prospectar novos negócios para o município, especialmente no ramo cimenteiro. Para Ripposati, é dever dos vereadores fiscalizar as ações do Executivo, nesse caso, não apenas considerando a questão financeira, mas o resultado da viagem. Dutra reforça que cabe ao prefeito “estar aqui fazendo suas explanações sobre o que fez no exterior”. O pedetista, porém, abre uma brecha para que AA atenda ao convite da Casa após a nova incursão fora do País – ele viaja aos Estados Unidos dia 30 de julho, com retorno programado para 5 de agosto.
Conforme Dutra, desta forma, o prefeito poderá fazer um apanhado geral das duas viagens. Ele diz, ainda, aguardar pelo resultado concreto das ações desencadeadas no exterior. “Esperamos que a fábrica [de cimento] venha para Uberaba”, encerra.