DEU RUIM

Reunião com Lula que daria aval ao gasoduto é adiada pelo governo

Joanna Prata
Publicado em 01/08/2025 às 21:33
Compartilhar

(Foto/Divulgação)

Foi adiada a reunião do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), prevista para 5 de agosto, para dar aval à construção do gasoduto até Uberaba. Com a presença esperada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o encontro trataria da nova política nacional do gás, considerada essencial para viabilizar a interiorização do insumo e transformar a matriz energética do país. Segundo o Ministério de Minas e Energia, o adiamento ocorreu porque Lula participará no mesmo dia de reunião sobre as tarifas impostas pelos Estados Unidos à indústria brasileira. Uma nova data será anunciada em breve.

Uberaba é considerada cidade-piloto no plano de interiorização do gás e deve ser diretamente beneficiada pela proposta. Segundo Anderson Adauto, articulador político da iniciativa, o adiamento não muda o cenário. “A data foi adiada, não foi cancelado o evento. Foi adiado em função de uma prioridade maior do presidente Lula, e a gente compreende. Esse programa caminharia tecnicamente, mas chegaria num momento em que teria que ter a participação do presidente”, afirmou. Para ele, a presença de Lula é indispensável para consolidar o apoio institucional.

Entre os principais pontos da pauta está a regulamentação do uso da infraestrutura da Petrobras, o que permitirá que empresas privadas utilizem os dutos de escoamento e tratamento de gás mediante remuneração justa. Isso pode abrir o mercado e tornar viável a chegada do gás natural ao interior de Minas. No entanto, ainda há um impasse técnico: os custos dessa operação precisam ser avaliados pela EPE — a Empresa de Pesquisa Energética —, estatal responsável por embasar tecnicamente as decisões do CNPE.

Com potencial para impulsionar o setor industrial e posicionar Uberaba como referência na transição energética defendida pelo governo federal, a proposta do gasoduto é vista como estratégica para o futuro da cidade e do Triângulo Mineiro. A expectativa é que, com a nova data marcada, o CNPE dê sinal verde ao plano, permitindo que ele avance com respaldo político e técnico.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por