Secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, estará em Uberaba na segunda-feira, quando visitará instituições e se reunirá com gestores do Cistrisul (Foto/Divulgação)
O secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, confirmou vinda a Uberaba na segunda-feira (21), com programação de visitas a instituições de saúde do município, como o Instituto Maria Modesto e o Mário Palmério Hospital Universitário. Ele também se reunirá com gestores que integram o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência do Triângulo Sul (Cistrisul/Samu).
O Cistrisul é uma entidade que agrupa municípios da região do Triângulo Sul de Minas Gerais para a gestão compartilhada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e outras ações de urgência e emergência. Um dos assuntos a serem tratados no encontro é a entrada em funcionamento do Samu Regional, que estava prevista para ainda este mês, mas deve ser adiada. O Triângulo Sul é a única região de Minas que ainda não está com o serviço regional de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência em Operação.
O Hospital Mário Palmério disponibiliza 60% dos leitos para o Sistema Único de Saúde.
Baccheretti vem à cidade dez dias após a inauguração da Unidade Professora Doutora Maria Cristina Silva, no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM), vinculado à Rede Ebserh. A nova edificação, que abriga o heliponto do hospital e as instalações dos laboratórios de urgência e emergência, contou com investimento de R$8.991.558,10, proveniente de convênio entre a UFTM e a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG).
Na última vez que esteve em Uberaba, em março do ano passado, Baccheretti discutiu com a prefeita Elisa Araújo (PSD), a direção da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e a superintendência do Hospital de Clínicas melhorias no HC/UFTM.
Baccheretti, na ocasião, falou do alinhamento de ações para aprimorar o atendimento e a infraestrutura do Hospital de Clínicas da UFTM. Durante a visita, foram debatidos projetos para melhoria da saúde na região.