(Foto/Divulgação)
Vereador Ripposati Filho (PSD) apresentou solicitação à Prefeitura de Uberaba para que seja garantido o fornecimento regular de protetores solares e repelentes aos Agentes de Combate às Endemias (ACE) e Agentes Comunitários de Saúde (ACS).
Segundo o parlamentar, a medida busca valorizar o trabalho dos profissionais que atuam diariamente em campo, expostos ao sol e a áreas com alto índice de mosquitos transmissores de doenças. A proposta foi inspirada em demandas observadas nos bairros e nas discussões da 12ª Conferência Municipal de Saúde, realizada em 28 de abril, quando conselheiros e profissionais defenderam a iniciativa como urgente e necessária.
“Esses trabalhadores enfrentam exposição intensa ao sol e aos riscos de contaminação por doenças como dengue, zika e chikungunya. É preciso garantir condições dignas para que realizem seu trabalho com mais segurança e saúde”, afirmou Ripposati.
Ele também destacou os riscos da exposição prolongada à radiação ultravioleta, que pode causar queimaduras, envelhecimento precoce da pele e câncer. Além disso, reforçou a importância do uso de repelentes para prevenir arboviroses. “São cuidados básicos, mas de grande impacto na saúde desses profissionais”, disse.
Atualmente, os agentes recebem uniformes de mangas compridas como parte dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), mas, para o vereador, a proteção deve ir além do vestuário.